quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Trajetória de Pedro Coelho


Sou Pedro Coelho da Mota Filho, castanhalense, de família castanhalense e um eterno apaixonado pela nossa gente. 
A minha trajetória estudantil comecei aqui, no Colégio São José, em seguida estudei no Grupo Escolar Cônego Leitão, após, o Ginásio Lameira Bittencourt de onde parti para Belém para cursar o segundo grau, no Colégio Augusto Meira e no ultimo ano fui para o Convênio no Colégio Nazaré.
Sempre acreditei que os estudos me dariam a possibilidade de me tornar uma pessoa melhor e que pudesse contribuir para a minha cidade. Por isso, iniciei os estudos no ensino superior na Universidade Federal do Pará onde me formei em Arquitetura. Após a formatura retornei a Castanhal com o objetivo de trazer para a cidade novas tecnologias e desenvolvimento.
Decidi morar e trabalhar em Castanhal porque essa cidade sempre foi o meu lugar. Nela constituí a minha família, onde procuro me dedicar ao máximo aos meus filhos. Fora de casa me entrego as minhas empresas e em atividades que visem a busca pelo bem-estar dos cidadãos.
Aqui encontro um clima de família já estabelecido inclusive no âmbito político de Castanhal. Afinal, desde porque desde a década de 40 que a minha família tem traçado uma trajetória no município de intensa defesa dos cidadãos castanhalenses.
Meu tio João Vicente foi prefeito nos anos 40. A sua gestão foi marcada por várias obras no município, na zona rural, construiu no braço a estrada para a vila de Iracema, além de ter zelado  pelo bem-estar da cidade como um todo.
Outro tio, na década de 60, conhecido por Lourenço Lemos (o louzinho ou cunhado como era conhecido) foi eleito Prefeito Municipal também. O seu mandato foi marcado pela forma respeitosa e humana de como tratava a cidade e as pessoas.
E, para dar continuidade a esse carinho e amor por Castanhal, por volta da década de 60 meu pai Pedro Coelho da Mota, foi eleito Prefeito de Castanhal. A geração da minha família defendeu a todo custo esse amor e apego pela nossa gente. Meu pai, como empresário, experiente como administrador, exerceu desta forma o seu mandato com regras de crescimento ao ponto de colocar o nosso município nas condições de prosperidade do futuro. Ele trouxe energia 24 horas para a cidade, inclusive para o distrito do Apeú. Trouxe o telefone interurbano, fazendo Castanhal se integrar se comunicando com todo o Brasil. O nosso município foi o primeiro município do interior do Brasil a contar com esse serviço. Elaborou o primeiro Código Tributário do Município, lei nº 1915 de 30 de dezembro de 1969. Criou a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Construiu um numero surpreendente de escolas no município, foram 30 escolas na zona rural e 6 escolas na área urbana. Trouxe para Castanhal a Escola Agrícola Magalhães Barata. Construiu a Casa de Cultura. Trouxe o Banco do Brasil para Castanhal. Construiu o Matadouro Municipal, todo mecanizado, hoje privatizado e se chama Mafrinorte. Implantou novo sistema de abastecimento de água na cidade financiado pelo BID no valor de U$ 184.568,00, o que possibilitou melhoria no abastecimento e expansão da rede para novos bairros.  Implantou 856 metros de saneamento básico na cidade, fato inédito em municípios do interior. Realizou a primeira Feria de Exposições Agropecuárias no município. Trouxe para a nossa cidade a CTC, ainda hoje a maior geradora de empregos na região. Foi um dos fundadores da Hileia, entre tantos outros feitos.
O meu sonho agora, que está prestes a se tornar realidade, é continuar com esse crescimento com vocês, meus irmãos castanhalenses. Antes de tudo quero realizar o sonho de todo homem de bem, o de deixar para os nossos filhos um lugar ainda melhor para viver. Como prefeito procurar fazer exatamente o que meu pai fez, usar a experiência de administrador para um mandato voltado para o desenvolvimento, melhorias na gestão e voltado para as necessidades do cidadão. Sempre zelando pelos princípios da honestidade, ética e transparência.
Porque desejo sim, melhorar a vida das pessoas, especialmente daqueles que mais precisam de proteção do poder público, seja na saúde, na educação, no trabalho, no lazer, na cultura, na segurança. Enfim, ver tudo mudar de verdade para o nosso povo.
Gero empregos e renda para Castanhal através de minhas empresas. Crio amigos ao invés de inimigos. Sou de todos ao invés de alguns. Quero uma cidade melhor do que essa que temos porque merecemos Vida Nova para Castanhal.

2 comentários:

  1. PEDRO SOU FILHO DE CASTANHAL E A MAIOR FELICIDADE QUE TIVE EM 2016 FOI VER A SUA ELEIÇÃO A PREFEITO DE NOSSA QUERIDA CASTANHAL,POIS ENXERGO EM VOSSA PESSOA O BEM.TENHO CERTEZA QUE VOCÊ VAI HONRAR CADA VOTO DEPOSITADO E CASTANHAL AVANÇARA PARA DIAS MELHORES.UM ABRAÇO FORTE.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de fazer parte desta caminhada.

    ResponderExcluir